Pular para o conteúdo principal

Tempo da Quaresma

 

Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma em Floriano


Fonte: FlorianoNews


Imagem: FlorianoNewsIgreja Matriz São Pedro de Alcântara(Imagem:FlorianoNews)Igreja Matriz São Pedro de Alcântara

No dia 18 de fevereiro, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início ao tempo da Quaresma — um período de oração, jejum e conversão que convida os fiéis à reflexão sobre a fragilidade humana e à necessidade de voltar o coração para Deus.

Em Floriano, as paróquias prepararam uma programação especial com celebrações da Santa Missa e imposição das cinzas na Matriz Paroquial, nas comunidades urbanas e também no Santuário Diocesano. A data é tradicionalmente marcada pelo jejum e abstinência, sendo considerada um dos momentos mais fortes do calendário litúrgico católico.
 
Na Catedral São Pedro de Alcântara, além da celebração da Santa Missa às 19h, haverá às 18h o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que traz como tema “Fraternidade e Moradia”.
 
Confira a programação nas paróquias:
 
Paróquia São Pedro de Alcântara
18h: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2026
19h: Santa Missa
 
Paróquia São Raimundo Nonato
18/02 – 19h: Comunidade São João Batista
19/02 – 19h: Comunidade Nossa Senhora do Desterro
20/02 – 19h: Matriz Paroquial
21/02 – 19h: Santuário Diocesano Nossa Senhora da Imaculada Conceição
 
Paróquia Santa Cruz
8h e 19h: Igreja Matriz Santa Cruz
19h: Igreja São Rafael
 
Paróquia Nossa Senhora das Mercês
19h: Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês
19h: Capela Nossa Senhora Aparecida – Comunidade Cajueiro II
 
Paróquia Senhora Sant’Ana
8h e 19h: Igreja Matriz
 
Paróquia Nossa Senhora das Graças
18/02 – 19h
 
Paróquia São José Operário
18/02 – 19h: Matriz São José Operário
 
A Quaresma é um tempo de retorno, reconciliação e esperança. A Igreja convida todos os fiéis a iniciarem esse caminho espiritual, colocando o coração nas mãos do Senhor e permitindo que Ele transforme a vida de cada um.
 
A comunidade católica é convidada a participar das celebrações e viver intensamente este tempo forte de oração, jejum e caridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JERUMENHA, TERRA QUERIDA

  Os Melo 1964 JERUMENHA, terra onde vivi boa parte da minha infância e da minha adolescência. Hoje, ao ver fotos no portal na internet do teu solo e da tua gente, fizeram com que desse uma pausa em minhas atividades para recordar-te, vejamos: Barro Alto: com bueiro, sem bueiro, com piçarra, com asfalto; Riacho do Urubu, com seus lajedos; Estradinha entre as marias-moles, dos casarões de seu João da Cruz e de seu Roberto Corró; fotos do Janclerques e do Moreira; Igreja de Santo Antonio com seus patamares. Isto tudo me fez viajar ao passado através da mente, buscando e revivendo muitas coisas boas e a saudade apertando, apertando e não a suportei, aqui estou diante do computador para externar aquilo que sinto no momento: “Oh!, Saudades, que aperta o coração da gente; Saudades distante que faz doer o íntimo da gente; Deixa que eu externe estas saudades, Para “alegria de um coração que sente”. Do Barro Alto vem-me à tona a saudades dos bolos e manuês da Zefa do inesquecível compadre M...

94 Anos de Maria de Lourdes Batista de Melo

 Hoje é o seu dia 94 Anos Hoje é um dia feliz para Maria de Lourdes Batista de Melo, celebrando hoje seus 94 anos de muita felicidade. Na Matriz  Dona Lourdes sempre foi parideira, 10 filhos, não tinha tempo de brigar com papai sempre feliz. Uma dádiva de Deus. Em 1957 grávida de Janclerques  Esta é a minha mãe, dona Maria de Lourdes Batista de melo , professora hoje aposentada, filha de Roberto Corr ó e de dona Margarida Batista , mulher inteligente, decidida e disposta para o trabalho e para a educação de seus filhos. Antes e Depois Década de 1960 Foram toda uma trajetória, iniciando em 1947 com seu casamento com Antônio de Melo Sobrinho em Floriano. A foto acima, apreciando um ☕ com os filhos com a felicidade estampada no rosto. É por isso que Maria de Lourdes suporta dores do tempo com muita tranquilidade e harmonia. Com a família 1964 Hoje, laudeada com a família, sabendo que o tempo passou, recorda dos bons tempos vividos, mas celebra também o presente e sonha ainda...

Urbano Pacifico, o sanfoneiro

 *Perfil biográfico de Urbano Pacifico de Sousa* Nasceu no dia 9 de junho de 1931, na localidade de São José, no município de Jeromenha-PI, filho de José Pacífico de Sousa e Aurora Pacífico de Sousa.  Foi casado com Bonifacia Moura Pacífico e teve 5 filhos, Carlos Alberto, Carlos Augusto, Bernadeth Pacífico, Cleverlandia e Claudeth.  Seu primeiro emprego, foi como oficial de justiça no estado do Piauí nos anos 60/70. Também foi marçon, em Floriano nos anos de 1980 a 1990. Trabalhou nas lojas arpaso em São Luís do Maranhão e por último de 1980 a 1990 se tornou sócio do projeto arpaso agropecuária entre os municípios de Marcos Parente e Guadalupe no Piauí.  Além disso, foi sanfoneiro por amor, chegando a tocar até com Luís Gonzaga de quem ganhou até a sanfona do mesmo. às  março 13, 2025     Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar com o Pinterest